Vida e Família

Dylan Roberto Viana Dantas, nascido em 28 de janeiro de 1983 na capital paulista, é pai da Lana, marido da Dani, conservador, escritor, palestrante, administrador, capelão, seminarista da Igreja Batista e político residente em Sorocaba. É autor dos livros A Tomada de Decisão e os Formadores de Opinião (2015) e O Homenzinho do Pé (2022).

Formação

Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Anhanguera, graduação em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Ibirapuera (UNIB), e extensão universitária em Análise de Mercado e Plano de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Teologia Reformada pelo Instituto Reformado de São Paulo em parceria com a Faculdade Sudoeste (FASU) e formado em Teologia pela Escola Teológica Charles Spurgeon. Estudou Filosofia no Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho e é o idealizador do Seminário de Conservadorismo, onde leciona teologia, filosofia, história e política.

Vida Política

Vereador em Sorocaba (2021-2028), reeleito em 2024 com 5.486 votos e filiado ao PL – Partido Liberal, destaca-se pela defesa dos valores da família, da pátria e das liberdades individuais. É defensor da propriedade privada, do direito à legítima defesa e das liberdades econômica, religiosa, educacional, de consciência e de expressão. Durante seu mandato, foi autor de leis significativas, incluindo a Lei nº 12.491/2022, que combate a erotização infantil; a Lei nº 12.348/2021, que autorizou o ensino domiciliar (homeschooling) em Sorocaba, mas foi posteriormente suspensa pela Justiça; a Lei nº 12.461/2021, que instituiu o Sistema de Políticas Públicas para Prevenção às Drogas; a Lei nº 12.653/2022, que veda o aumento do IPTU e da Taxa de Lixo com base exclusiva em imagens aéreas; a Lei nº 12.327/2021, conhecida como ‘Lei da Transparência no Combate à COVID-19’; e a Lei nº 12.545/2022, que estabeleceu o Parque Municipal Urbano no Jardim Pagliato, entre outras. Além de seu trabalho legislativo, colaborou com as Secretarias Municipais em projetos relevantes, como o Programa Muralha Eletrônica, que implementa sistemas analíticos de inteligência e videomonitoramento; a intermediação para a criação do Centro de Referência e Atendimento Especializado ao Autista; o Programa de Conscientização sobre a Fibromialgia; e o Programa de Erradicação e Urbanização de Favelas, que inicialmente instituiu a ZEIS – Zona de Especial Interesse Social através da Lei nº 12.759/2023 do Executivo, entre outros empreendimentos que visam ao progresso e ao bem-estar da comunidade.

Honrarias

Em 2021, foi reconhecido pela Associação das Famílias Educadoras do Estado de São Paulo (FAEDUSP) como “Defensor da Família e da Liberdade Educacional”. Além disso, recebeu o “Título de Cidadão Sorocabano” da Câmara Municipal de Sorocaba e a “Medalha Challenge Coin” como símbolo de reconhecimento e honra ao mérito pelo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior (7º BPM/I). No início de 2022, após indicação de jornalistas e advogados, concorreu e foi vencedor do Prêmio Melhores de 2021 na categoria “Melhor Vereador de Sorocaba”, através de uma enquete popular promovida pelo Portal RMS News. Em 2023, recebeu outra “Medalha Challenge Coin” como símbolo de reconhecimento e honra ao mérito, desta vez pelo Quinto Batalhão de Polícia Rodoviária (5º BPRv). Além disso, foi agraciado com a “Comenda Benfeitor Cultural da Humanidade” pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), o título de “Embaixador Cultural da Paz” pela Embaixada Cultural da Paz e o prêmio de “Ativista Cultural do Ano” pela Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil (AIEB). Já em 2024, recebeu a “Menção Honrosa” da Secretaria de Segurança Urbana de Sorocaba (SESU), em reconhecimento público pelo mérito das ações e serviços prestados à população, à Guarda Civil Municipal e à Defesa Civil do município; a “Placa de Gratidão” da Igreja Batista Central de Sorocaba (IBACEN) por preservar valores bíblicos e éticos como cristão na política; a “Placa de Gratidão” da Associação dos Guardas Civis Municipais de Sorocaba (AGCMS), em reconhecimento ao apoio por meio do envio de emendas parlamentares para a Guarda Civil e pela valorização dos trabalhos dos GCMs; e o “Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842”, a mais alta honraria da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), concedido em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de São Paulo.

Carreira e Resumo Biográfico

De família humilde, residiu por diversos anos em uma favela da zona sul paulistana ao lado de um córrego, crescendo sem ter contato com seu pai. Trabalhou desde os 9 anos de idade e, aos 13 anos, já tinha três empregos. Aos 9 anos, ajudava sua mãe e padrasto em uma barraca de pastel aos domingos, próxima de uma feira, e durante a semana em um ponto de ônibus. Aos 13 anos, continuava ajudando a mãe a vender pastéis aos domingos e, durante a semana, auxiliava seu padrasto a entregar bebidas em uma Kombi nos bares e estabelecimentos de diversas favelas da região. Nessa idade, também já descarregava carretas de bebidas nas adegas, além de trabalhar seis horas por dia em um mercadinho da vila.
Já adulto, atuou em cinco grandes empresas, tendo em seu histórico diversas promoções e experiência profissional nas áreas do varejo, educação, cultura, saúde, financeira e legislativa. Na capital paulista, trabalhou mais de um ano no Sonda Supermercados, sendo seu primeiro emprego com registro aos 18 anos de idade, tendo duas promoções. Trabalhou no Extra Hipermercados, que financiava metade de sua faculdade devido ao bom desempenho na empresa, teve diversas promoções até chegar a trabalhar na sede do Grupo Pão de Açúcar em um setor administrativo, ao todo foram quase cinco anos na empresa, tendo cinco promoções. Durante esse período, aos 22 anos, foi morar sozinho, passando a residir de aluguel em uma edícula nos fundos do quintal de uma idosa, e trabalhou por quase três anos na Associação Alumni, tendo tido três promoções. Em 2009, desligou-se voluntariamente da empresa e veio morar em Sorocaba sem ter nenhum parente na cidade. Trabalhou por mais de um ano no Hospital Santa Lucinda; casou-se em 2011 e constituiu família. Trabalhou ainda por quase nove anos no Banco Itaú, tendo sido promovido, passou a gerenciar o setor administrativo e operacional de agência. Desligou-se voluntariamente do banco para tomar rumos políticos, foi assessor do deputado estadual Douglas Garcia por um ano e quatro meses e desenvolveu diversos trabalhos na ALESP, o que serviu de preparo e experiência legislativa e política para disputar as eleições municipais de 2020, quando foi eleito vereador na cidade de Sorocaba, tendo disputado sua primeira eleição. Em 2024 foi reeleito vereador com o dobro dos votos.

Dylan Dantas com 12 e 13 anos vendendo pastel e entregando bebidas

“Sem nunca ter me vitimizado, sem jamais ter sido um parasita ou utilizado da condição social para cometer delitos, creio fielmente, que a minha maior missão com o próximo é o exemplo, e isso inclui a honestidade e a superação, sem jamais deixar de anunciar o evangelho de Cristo e da salvação.”

Com 12 e 13 anos de idade: vendendo pastel e entregando bebidas

Um Conservador com Histórico

2010: Formou um grupo de discipulado e estudos conservadores com adolescentes em uma igreja evangélica.
2010: Começou a prestar atendimentos familiares e capelania.
2010: Foi voluntário na Associação Bethel Casas Lares (abrigo infantil), atuando na monitoração de crianças e em atividades de reforço escolar.
2014: Participou das manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma.
2015: Publicou seu primeiro livro, “A Tomada de Decisão e Os Formadores de Opinião”, de teor político e religioso, e esteve presente na XVII Bienal Internacional do Livro Rio no mesmo ano. O livro esteve à venda em algumas livrarias físicas e em mais de 20 livrarias ou lojas virtuais, como Saraiva, Amazon, Cia. dos Livros, Livrarias Curitiba, Lojas Americanas, Submarino, Shoptime, Magazine Luiza, entre outras.
2015: Iniciou um ciclo de palestras em igrejas e diversas instituições.
2016: Se filiou ao Instituto Conservador/Movimento Conservador (antigo Direita São Paulo).
2016: Começou a organizar e liderar manifestações em Sorocaba e em outras cidades, como a Marcha pelo Escola sem Partido, a Marcha Contra a Lei de Migração, a Marcha pela Revogação do Estatuto do Desarmamento, a Marcha em Defesa da Família, a Marcha pela Vida dos Policiais Militares, a Manifestação contra a Corrupção, a Manifestação pela Liberdade, a Manifestação contra o Lockdown, entre outras.
2016: Começou a organizar encontros semanais com grupos de estudos, que mais tarde se tornariam o Seminário de Conservadorismo, onde leciona teologia, filosofia, história e política.
2017: Começou a frequentar as audiências públicas convocadas pela esquerda na Câmara de Sorocaba, como forma de ocupar espaços e promover o debate e o contraponto.
2018: Desenvolveu e começou a ministrar cursos próprios, entre eles: o “Curso Básico de Formação Conservadora e Entendimento da Guerra Cultural”, o “Curso Preparatório para Debates e Argumentação” e o “Curso sobre a Hermenêutica na Civilização Ocidental e o Abismo Cultural”.
2019: Desligou-se voluntariamente da empresa em que trabalhava há quase nove anos, onde chefiava a área operacional e administrativa de uma agência bancária, para assessorar o conservador e então deputado estadual Douglas Garcia. Esse período serviu como uma preparação e estágio político para concorrer às eleições municipais de 2020 em Sorocaba.
2020: Disputou as eleições municipais pela primeira vez e foi eleito vereador em Sorocaba, mesmo sem tempo de TV ou recursos financeiros, e bloqueado no Facebook por 30 dias quando faltavam apenas 31 dias para a eleição.
2021: Assumiu o mandato e é autor de diversos projetos e iniciativas conservadoras na cidade.
2022: Publicou seu segundo livro, “O Homenzinho do Pé”, dessa vez um livro infantil. Algumas unidades foram doadas para a Biblioteca Municipal e para o projeto “Carreta Literária” da Secretaria Municipal de Educação, que leva literatura para escolas e diversos locais da cidade.
2023: Foi lançado pela Rádio Câmara o audiolivro (audiobook) de “O Homenzinho do Pé”, produzido pela equipe da emissora em seus estúdios. O audiolivro está disponível gratuitamente na página do “Memorial Sorocaba”, mantida pelo Legislativo sorocabano, e foi cedido para a Secretaria Municipal de Educação, que desenvolve projetos de incentivo à leitura, como o Projeto “Lugares de Ler” (com contação de histórias) e a “Carreta Literária”, que leva literatura para escolas e diversos locais da cidade.
2023: Renomeou o grupo de estudos fundado em 2016 para Seminário de Conservadorismo, com foco em manter encontros regulares para estudos e recreação com famílias conservadoras. No Seminário, são debatidos assuntos atuais da política nacional e internacional, além de promover estudos nas áreas da teologia, filosofia, história e política.
2024: Foi reeleito vereador com o dobro dos votos.

Na Câmara de Sorocaba

  • Líder do PL – Partido Liberal na Câmara de Sorocaba (desde 2023)
  • Presidente da Comissão de Educação e Pessoa Idosa (desde 2021)
  • Membro da Comissão de Segurança Pública (desde 2021)
  • Membro da Comissão de Saúde Pública (desde 2023)
  • Membro da Comissão de Inclusão da Pessoa com Deficiência (desde 2023)
  • Membro da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar (desde 2021)
  • Membro da Comissão de Cidadania e Defesa do Consumidor (2021-2022)
  • Presidente da Frente Parlamentar Conservadora (desde 2022)
  • Membro da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família (desde 2021)
  • Presidente da Comissão Especial para Revisão do Plano Diretor (2021-2024)
  • Presidente da Comissão Especial de Estudos para Criação do Centro de Referência e Atendimento Especializado ao Autista (2022-2023)
  • Presidente da Comissão Especial de Estudos para Criação do Centro de Referência da Dor Crônica e Fibromialgia (2023-2024)
  • Membro da Comissão Especial de Restruturação da GCM (2021-2022)
  • Coordenador do Programa da Escola Cívico-Militar em Sorocaba (2021-2022)
  • Membro da CPI dos Contratos Milionários (2023-2024)
  • Relator da CPI da Educação (2022-2023)
  • Membro da CPI da Saúde (2022-2023)
  • Membro da CPI da SEMOB (2022-2023)
  • Membro da CPI do Livro (2021-2022)
  • Membro do Parlamento Regional Metropolitano de Sorocaba, Itapetininga e Tatuí – PRMSIT (2023-2024)

DEUS | PÁTRIA | FAMÍLIA | LIBERDADE | PRÓ-ARMAS | PRÓ-VIDA